Bacharelado – Ecologia
O bacharelado em Ciências Biológicas – Ecologia, inserido como um dos bacharelados dentro do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia, se propõe a tratar de temas ligados à ciência ecológica e ao meio ambiente, com ênfase nos seus aspectos biológicos. Assim, os estudos sobre organismos, populações, comunidades e ecossistemas centralizam a formação do/a Bacharel/a em Ecologia. A dinâmica e as interações entre componentes nos diferentes níveis hierárquicos, com ênfase nos componentes vivos e não vivos, questões relativas à distribuição dos organismos, à biodiversidade e ao papel determinante do ser humano são também temas centrais neste processo de formação profissional, fazendo parte das disciplinas obrigatórias do curso de Ciências Biológicas – Ecologia e daquelas eletivas e demais atividades do curso. É fato e tema constante no processo formativo do/a bacharel em ecologia que na sociedade contemporânea, as interações entre ser humano e meio ambiente refletem questões que demandam um profissional com visão crítica da realidade e que possa construir conhecimentos científicos em interação com demais conhecimentos da sociedade.
Ciclo básico
Ecologia
5º Período | 6º Período | 7º Período | 8º Período |
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Ecologia Animal | Ecologia Vegetal | Biogegrafia | Ecossistemologia |
Estágio supervisionado em Ecologia | Atividade curricular complementar | Disciplina eletiva de livre escolha | Disciplina eletiva de livre escolha |
Disciplina eletiva de livre escolha | Disciplina eletiva de livre escolha |
Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciências Biológicas – Ecologia
Os princípios que norteiam o Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas – Ecologia contemplam a formação e desenvolvimento do profissional calcados nos pressupostos éticos e nas dimensões social, científica e cultural do conhecimento. As disciplinas da formação específica de cada um dos cinco bacharelados em Ciências Biológicas do IB são oferecidas de forma eletiva aos alunos dos outros bacharelados e da licenciatura, de modo a promover a integração entre os cursos e uma formação ampla dos profissionais formados.
O exercício efetivo da multidisciplinaridade e da transversalidade permite o estudo de questões complexas por diferentes abordagens.
O/a estudante é levado/a a dialogar, de forma fundamentada, com diversos campos das ciências naturais, exatas e humanas. Isso permite o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a capacidade de argumentação, a resolução de conflitos e a tomada de decisões éticas.
A articulação entre teoria e prática está presente no projeto pedagógico e pode auxiliar a aprendizagem significativa de diferentes componentes curriculares. A ênfase em trabalhos de campo e laboratório, é um dos pilares do projeto uma vez que é quando estudantes têm oportunidade de criar vínculos teórico-práticos entre conteúdos e componentes curriculares. O pensamento científico é estimulado por meio de aplicação de métodos e testes de hipóteses e vivências de experiências que influenciarão sua formação profissional.
Baixe o PDF do PPC – Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciências Biológicas – Ecologia – Matriz Curricular 2014
Apêndices:
– Apêndice 1: Projetos em Ecologia UFRJ
– Apêndice 2: Regulamento de Estágio Supervisionado em Ecologia
– Apêndice 3: Regulamento de Atividades Curriculares Complementares
– Apêndice 4: Fluxograma do Bacharelado em Ciências Biológicas – Ecologia
Plano de Ação e Regime de Trabalho da Coordenação do Bacharelado em Ciências
Biológicas – Ecologia
– Baixe aqui –
Você pode entrar em Contato com a Coordenação de Ensino de Ecologia, escrevendo para ceecologia@biologia.ufrj.br