Exposição Árvore da Vida

O Projeto Exposição ‘Árvore da Vida’, criado na comemoração dos 50 Anos do Instituto de Biologia/UFRJ, celebrou as coleções científicas e didáticas do Instituto. Devido ao sucesso de público, se tornou permanente.

O objetivo do projeto é permitir uma aproximação entre os campos escolares e científicos, democratizando o acesso às coleções biológicas, antes restrito ao meio acadêmico, e visando o enriquecimento do aprendizado ao desenvolver roteiros personalizados em conjunto com os professores do ensino básico para complementar o conteúdo de aula com itens da exposição.

Assim, o Projeto visa permitir o diálogo entre diferentes níveis de educação formal (Básica e Universitária) numa perspectiva de ensino não-formal característico de um museu. A proposta visa propiciar que professores, biólogos e graduandos em Ciências Biológicas dialoguem com a sociedade e colaborarem com a ampliação da sua cultura científica, reconhecendo, contudo, a importância do diálogo entre saberes científicos e populares.

Logo, a exposição Árvore da Vida, aliada ao nosso projeto, tem potencial de impacto social alcançando os alunos do Ensino Básico, suas famílias e população com menos oportunidades de acesso a atividades científicas, intensificando os efeitos positivos através da interação com os monitores e a equipe do projeto. Como observado em outras experiências de ensino não-formal, espera-se fomentar entre os participantes a curiosidade, a motivação em aprender, a interação social no aprendizado, a compreensão de ideias tanto no nível analítico como sintético e o auto reconhecimento como sujeitos protagonistas da construção do próprio saber, todos aspectos reconhecidos como alicerces do desejo de aprender e compreender.

Atualmente tem como Coordenadora, a Bióloga Margaret Maria de Oliveira Corrêa