FUNDO EDUARDO ARCOVERDE DE MATTOS
para o APOIO ao Instituto de Biologia da UFRJ

    O fundo homenageia o Prof. Eduardo Arcoverde de Mattos, cujo legado de comprometimento e
     dedicação ao IB são lembrados com muita saudade e carinho



        Eduardo Arcoverde de Mattos foi aluno de graduação do Instituto de Biologia, e fez seu mestrado (1992) e doutorado (1996) na Universidade Federal de São Carlos. Eduardo se estabeleceu como professor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biologia da UFRJ em 1999. Em parceria com os Profs. Fábio Rubio Scarano e Dorothy Sue Dunn de Araujo do Laboratório de Ecologia Vegetal, Eduardo conduziu pesquisas pioneiras em Ecofisiologia de plantas de Restingas. Eduardo foi ativo professor na graduação, ministrando aulas de Ecologia Vegetal desde que ingressou como docente na UFRJ e Metodologia Científica desde a sua criação. Entre 2011 e 2014 foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGE-UFRJ), contribuindo para criar um ambiente acadêmico amigável e rico em trocas de ideias. Desenvolveu pesquisas com o foco nas vegetações de afloramentos rochosos, campos de altitude, restingas e floresta atlântica. Eduardo foi muito atuante no site PELD Mosaico Central Fluminense, onde desenvolveu estudos relacionados a gradientes ambientais. Eduardo passou a atuar fortemente na extensão, dedicando-se com entusiasmo ao Projeto Capim-Limão e à Agroecologia. Através dessas novas frentes de trabalho, Eduardo acreditava que traria novas esperanças aos alunos e fomentaria a conservação ambiental e maior justiça social.

    

        Todos que tiveram o privilégio de estudar no Instituto de Biologia da UFRJ devem recordar de memoráveis momentos vivenciados ao longo da graduação: as inesquecíveis festas, o Grêmio do HU, as atividades de campo em Maricá e Picinguaba, a semana de calouros, o Interbio, apenas para citar alguns. Mas todos também devem lembrar das dificuldades de infraestrutura do prédio, dos eventos de falta de água e luz, dos banheiros precários.
        Baseado em (1) modelos de instituições no exterior, onde ex-alunos colaboram para o desenvolvimento da instituição, e (2) nas captações de recursos na época da pandemia, foi idealizado um fundo para receber doações. Com o apoio institucional e jurídico da Fundação Coppetec, foi definido um termo de cooperação. Este foi aprovado em todas as instâncias pertinentes da UFRJ, e o contrato entre o IB e a Coppetec assinado. Já existe uma conta aberta apta a receber as doações (BB, agência 2234-9, c/c 57.234-9). As doações podem ser feitas por PIX (doacao.ib@coppetec.ufrj.br) ou depósito identificado. Na divulgação dos dados, é importante que o doador encaminhe os seguintes dados para o e-mail doacao.ib@coppetec.ufrj.br para recebimento do recibo: Nome, CPF e e-mail.
        Pedimos para nossos ex-alunos considerarem a possibilidade de fazer uma pequena doação (se possível anual) de qualquer valor (valores sugeridos: R$ 50, R$ 100, ou mesmo mais, ou menos). Infelizmente doações de pessoas físicas não são dedutíveis de imposto de renda, pois a UFRJ ainda não tem essa possibilidade legal/fiscal. Empresas podem fazer doações e abater parte da CSLL (Lei nº 11.196/2005).

Os recursos serão empregados em prioridades definidas pela comunidade do Instituto de Biologia. Um comitê gestor com 2 representantes do IB e 2 representantes da Coppetec será responsável por acompanhar as despesas realizadas, emitindo relatórios de prestação de contas para a comunidade e os doadores.

 

    Faça parte dessa história! Contribua para fortalecer a Instituição que te formou e colabore para a formação     
de futuros Biólogos na UFRJ.